Preparei o passo a passo deste álbum scrapbook para que você possa observar como é prático montar um álbum lindo e exclusivo com esta técnica. Com ele você pode presentear alguém ou utilizar para suas próprias fotos, neste caso meu filho presenteou sua colega de classe, a Eduarda.
Podemos chamar também de smashbook.
Vamos lá: você vai precisar basicamente de papel, cola, régua , estilete e uma dose de criatividade. É fácil, acompanhe o Passo a Passo.
No meu caso como eu tenho a plotter Silhouette eu aproveitei e personalizei as folhas com uma moldurinha e florzinhas, mas não há nessecidade. Utilize para o miolo papel color plus ou cartolina, ambos tem 180 gr, em cores iguais ou diferentes, fica a seu critério. Vinque as folhas ao meio.
Depois de vincadas faça um corte como este, você pode usar um furador de scrapbook ou uma moeda com a qual você risca uma meia lua com lápis e corta com tesoura.
O próximo passo requer um poquinho mais da sua atenção, é a hora de unir as folhas. Preste atenção na imagem abaixo.
Você deve colar 3 lados do papel e sobrepor a próxima folha. Abaixo montei um desenho explicativo da sequência para lhe proporcionar melhor entendimento, verifique.
Vinque as 04 folhas. As três primeiras tem o corte da meia lua e a última não. Se preferir assistir um vídeo, eu lhe mostro este que não é igual mas segue a mesma ideia.
Deixe de lado as páginas coladas e vamos agora para o PAP da capa dura.
Você precisa agora de dois pedaços de papelão cinza grosso ou papelão paraná. Tire a medida das suas páginas já dobradas e corte o papelão com 3mm a mais na altura e 2mm na largura. O papel que você escolher para a capa deverá ficar com sobra em todos os lados de 1,5 cm e ao centro; veja gráfico abaixo.
Continuando então, cole o papelão deixando o afastamento ideal entre eles conforme indica a imagem acima. Para ficar bem alinhado e no esquadro perfeito você pode traçar com lápis na parte interna a marcação onde deve ser colado o papelão. Distribua bem a cola para evitar bolhas de ar, na sequência vire e esfregue com um pano para certificar se não ficaram falhas. Analize com calma e veja se ficou bem colado e esticado.
Depois de bem colado os papelões, o próximo passo é cortar os cantos. O ideal é usar essa ferramenta conhecida como “fio de cabelo”, caso você não tenha corte com estilete deixando 3mm de papel nos cantos como mostra a imagem da direita.
Feito os cortes vamos fazer todos os vincos das bordas antes de colar direto pois isso nos dará um melhor acabamento depois. Aplique cola com um pincel somente na borda de 1,5cm. Dobre e cole bem o papel apertando com um pano, e no canto dobre para dentro aqueles 3mm que sobraram do papel. Veja na quarta imagem como fica perfeito.
Depois que todos os quatro lados do papel foram colados é o momento de colarmos a folha que chamamos de “guarda”, essa folha é a que esconde o papelão. Antes disso marque bem o vinco da parte central como mostra a primeira imagem abaixo. Aplique cola na folha, coloque sobre os papelões bem centralizada e esfregue novamente com pano . OBS: Esta folha deve ter alguns milímetros a menos que toda a capa aberta.
DICA DE OURO: Cole primeiro um dos lados, marque bem o vinco central já com cola em baixo e depois cole o outro lado. Esse procedimento é o mais importante de todo processo.
OPS! Me preocupei em fazer as fotos e esqueci da fita de cetim. Cole os dois pedaços de 25,0 cm cada centralizado por baixo da guarda. Para ficar bem seguro eu usei cola instantânea.
A capa ficou pronta, agora é o momento de colar as páginas (miolo) dentro. Aplique cola na última página, cole bem alinhado e centralizado dentro da contra-capa. Feche bem certificando-se que ficou bem alinhada e centralizada, depois coloque-a em baixo de um objeto pesado e deixe pelo menos meia hora sem mexer.
Enquanto a capa aguarda secagem total vamos preparar a parte decorativa do álbum. Para as flores eu utilizei furadores de scrapbook; para conhecê-los melhor veja este post.
O texto eu cortei com minha Silhouette, se você ainda não a conhece e que ver como eu imprimi a moldura com a canetinha, veja este post.
Não sei se outras pessoas fazem desta forma, mas eu particularmente retiro todas as letras recortadas e utilizo a base de onde retirei as letras como gabarito para colar tudo bem alinhadinho e no afastamento correto. Depois posso descartar esta parte que não nos interessa mais.
Agora é o melhor momento de todo projeto, a decoração final. Eu colei diversas flores de papel sobrepostas uma cor na outra e dei o toque final com meia pérola . Nas páginas também colei algumas florzinhas.
FELICIDADE COMPLETA !!! Mais um lindo e exclusivo presente. Neste álbum a Eduarda pode colocar algumas das suas fotos da festa e carregar sempre consigo diferente do álbum especial que é pesado e requer um cuidado maior.
Veja como ficou pronto.