O vestido de renda tem conquistado o coração de muitas mulheres, seja ele em tom claro e alegre para usar durante o dia ou escuro e rebuscado para noite.
Foi amor a primeira vista....quando me deparei com este vestido na vitrine da Dolce e Gabana em São Paulo não resisti a uma fotinho, eu sabia que daria um jeitinho de confeccionar o meu exclusivo.
Primeiramente deixa eu lhe falar, o post é longo porque resolvi fazê-lo bem esmiuçado, mas não se preocupe é bem prático de elaborar. Com a dica deste post você poderá usar para elaborar muitas outras peças, customizar jeans , enfim, inspire-se aqui.
PASSO A PASSO
- 05 e 06 – Vestido em neoprene branco, sem nenhum segredo não é…
- 07- Vestido de renda branco também sem segredo, lógico que fiz numa costureira, não tenho este talento.
- 08- Primeira análise de onde e como colocaria a renda guipir, foi neste momento que defini recortar flor por flor.
- 09 e 10- Recortar com todo capricho e cuidado usando uma tesoura bem pequena para não deixar nenhuma pontinha sobrando.
Bom, agora entra um detalhe importante. Se você observar bem o vestido da D&G vai notar que junto com a renda tinha tecido estampado. Então comecei a garimpar na cidade e encontrei este tecido estampado em cetim fosco. Gente, ele estava lá na loja só me esperando….inclusive ele tinha na estampa o lado esquerdo e direito, foi feito para mim!
- 11- Analisei que parte da estampa eu iria usar .
- 12- Recortei a parte interessante.
- 13- Recortei com todo capricho ao redor dando uma forma, usei tesoura bem cortante para não deixar fios.
- 14- E a sortuda aqui encontrou os dois lados da estampa. Dica, se eu não tivesse encontrado o tecido assim eu teria recortado flor a flor e montado os lados direito e esquerdo iguais.
- 15 e 16 – As partes recortadas você une com cola pano, foi isso que fiz aqui, juntei duas partes da estampa numa única peça. Fixe préviamente com alfinete para analisar a posição para depois colar.
- 17 e 18 – Dica de ouro: Uma peça dessa precisa ser bem feita para não ficar mal acabada no final do processo, então passei termolina leitosa em toda borda do tecido recortado para não desfiar quando lavar.
TINGIMENTO DA RENDA
Muito fácil, muito prático, muito eficiente e também muito divertido.
- 19- Com a estampa em mãos escolha as cores que irá tingir o guipir.
- 20 – Utilizei aquarela silk da acrilex e para agilisar eu usei potes de isopor não precisando lavar cor a cor, mas você pode usar um pote de vidro e lavar na troca de cada cor.
- 21- Dica , quanto mais forte desejar o cor tingida mais concentrada e pura use a tinta.
- 22- Depois que a renda sugar e ficar tingida por completo esprema para retirar o excesso de tinta.
- 23 e 24 – Essa tinta da acrilex é maravilhosa pois as cores são miscíveis entre si então podem gerar dois ou mais tons quando misturadas. Eu fiz a flor vermelha com miolo amarelo, quando espremi ficou um tom laranja com toque de amarelo, muito legal.
- 25 e 26 -Não falei que foi divertido! Aqui fui brincando com a mistura dos tons e se você não se agradar é só colocar rapidamente em água corrente, fica só um tom suave na peça ai é só tingir novamente.
- 27 e 28 – Para tons claros e suaves é só misturar o branco numa proporção maior que a cor a ser utilizada.
- 29 e 30 – Depois que espremi coloquei uma gota de branco puro no miolo da flor e espremi novamente, deixando as bordas mais escuras.
- Dica– Quando a renda está molhada o tom está sempre mais claro do que vai ficar quando estiver seco, fique atento a isso.
- 31 e 32- Misture modelos de flores diferentes para enriquecer a composição, e brinque com as cores.
- 33 – 34 – Mais cores surgindo.
DICA DE OURO
- 35 e 36- Seque ao sol pois faz toda a diferença, eu aguardei dois dias anciosa para tingir mas esperando a chuva passar e o sol aparecer. Quando é seca ao sol a cor firma e não sai mais é impressionante. Observe quando secou como os tons ficaram mais fortes.
- 37 – 38 – Aqui está meu jardim florido, prontinho para compor a customização.
- 39 – Nem tudo que tingi usei na composição, eu coloquei o tecido estampado sobre amesa e foi colocando as flroes sobre ele.
- 40- Vá criando composições até chegar na que mais lhe agrade, mexa, troque de lugar, inverta, brinque, crie, divirta-se, é uma terapia!!
- 41- Ai está minha composição final, os dois lados pré prontos. Observe que não usei algumas das cores que tingi. Outro detalhe, ora coloquei por cima do tecido ora coloquei por baixo revelando a estampa, isso cria um movimento na imagem agradável aos olhos.
- 42 e 43- Sem mexer do lugar fui pré colando as flores com cola pano sobre a estampa, ora o tecido sobre o guipir, ora o guipir sobre a estampa.
- 44- A flor central da montagem eu colei só o miolo para ela ter um movimento, fcicar solta em algumas partes.
- 45- Primeiro lado colado.
- 48- Para fixar toda esta montagem no vestido eu optei por colar entretela colante no tecido e depois colar no vestido. Eu usei a entretela da Silhouette.
- 49 – Coloquei a entretela sobre a montagem e com lápis desenhei a forma que iria cortar pois não deve sobrar entretela nas bordas.
- 50- Passei o ferro quente para a entretela aderir ao tecido.
- 50- Retirei o liner protetor.
- 52- Com o liner retirado fixei alfinete em alguns pontos como mostra a imagem 53. Se você for fazer os dois lados iguais como no meu caso, analise muitas vezes olhando de longe para observar se está bem alinhado um lado com o outro, só depois continue o processo.
- 54- Retire o vestido da maneca e deixe-o pelo lado do avesso.
- 55- Encaixe na tábua de passar com ele pelo avesso e certifique-se de que a renda do vestido esteja bem esticada pois depois de colar não tem como voltar atrás. Utilize o mesmo liner retirado para pôr embaixo do ferro evitando que a entretela grude nele.
56- Regule bem a temperatura do ferro e certifique-se que esteja colando.
- 25- Depois do guipir colado no vestido é ideal que se faça pontinhos invisíveis em todo o conjunto evitando que descole quando lavar pois a cola pano é solúvel em água.
- 26- Minha amada amiga Maria com todo capricho do mundo fez o acabamento com pontínhos invisíveis, nessa ora eu corri…não tenho paciência…..
- 60 e 61 – Depois é só customizar com pedras, canutilhos, paetês ao seu gosto. Procurei não carregar no bordado para não roubar a cena das rendas.
62 e 63 – Vestido pronto e exclusivo!!! Valeu ou não valeu a dedicação?
GOSTOU DESTE POST? DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO.